Célula solar fotovoltaica

O que é célula fotovoltaica?

A célula solar, ou célula fotovoltaica, é o dispositivo elétrico responsável por converter a energia da luz do sol diretamente em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico.

Existem diversos tipos de células fotovoltaicas, que são classificados pelo material e refinamento usado. Os principais tipos de células fotovoltaicas são produzidos em silício, podendo ser cristalino, monocristalino (mono-Si), policristalino (multi-Si) e silício amorfo (a-Si).

Tradicionalmente, são usadas 36, 60 ou 72 células fotovoltaicas interligadas em série para montar uma placa solar fotovoltaica (também chamada de painel solar ou módulo fotovoltaico), equipamento responsável pela geração de energia elétrica provinda do sol, chamada de energia solar fotovoltaica.

Da célula fotovoltaica ao sistema fotovoltaico

Conforme mencionado anteriormente, um painel solar de uso residencial ou em usinas é composto, tradicionalmente, por 36, 60 ou 72 células fotovoltaicas ordenadas.

Para gerar energia elétrica suficiente para alimentar a sua casa ou empresa toda, é necessário combinar esses painéis em um arranjo fotovoltaico e instalar os outros componentes do sistema fotovoltaico.

Como funciona uma célula fotovoltaica

A célula solar fotovoltaica é fabricada em materiais semicondutores, para que, quando os fótons as atingirem, alguns dos elétrons que circundam os átomos se desprendam e migrem para uma região que está com ausência de elétrons, criando uma corrente elétrica, chamada de energia solar fotovoltaica.

Portanto, a célula fotovoltaica reage com a incidência dos raios do sol e libera elétrons que são transferidos para um circuito dentro de um painel solar, gerando energia elétrica. Para entender melhor como funciona a célula fotovoltaica, veja como funciona o painel solar.

Quais são os tipos de células fotovoltaicas?

As células fotovoltaicas devem ser produzidas em materiais semicondutores, portanto, os tipos de células solares mais utilizados no mundo são de silício, tais como silício cristalino, silício monocristalino (mono-Si), silício policristalino (multi-Si) e silício amorfo (a-Si).